En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
O íleo, ou íleon /ˈɪliːəm/, é a parte final do intestino delgado, na maioria dos vertebrados superiores, incluindo mamíferos, répteis e aves. Nos peixes, as divisões do intestino delgado não são tão claras e os termos do intestino posterior ou intestino distal pode ser usado em vez de íleo.
O íleo segue o duodeno e jejuno e é separado do ceco da válvula ileocecal (ICV). Nos seres humanos, o íleo possui cerca de 2-4 metros de comprimento, e o pH está normalmente entre 7 e 8 (neutro ou ligeiramente alcalino).
O íleo forma os três quintos distais do intestino delgado. Situa-se na sua maior parte no quadrante inferior direito. Comparado ao jejuno, o íleo possui paredes mais delgadas, vasos retos mais curtos, mais tecido adiposo mesentérico e mais vasos arteriais. O jejuno e o íleo, ao contrário do duodeno, são móveis.
O íleo abre-se no intestino grosso, onde o ceco e colo ascendente encontram-se. Duas projeções para o interior da luz do intestino grosso (o lábio ileocecal) cerca a abertura, as projeções do lábio ileocecal unem-se em suas porções terminais formando sulcos. A musculatura do íleo continua-se para cada projeção, formando um esfíncter.